O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Os colorados terão, a partir de 16 de agosto, mais um bom motivo para brindar. Na data, quando serão comemorados os 15 anos da primeira Libertadores da América, em 2006, estará disponível no mercado a Libertadora. Trata-se de uma cerveja artesanal Imperial Red Ale, elaborada pela Anner, para celebrar a conquista do Inter.
O período também coincide com os 15 anos da Anner. Por isso, a tarefa da empresa foi criar uma cerveja forte, capaz de trazer à torcida e ao clube o sentimento dos grandes momentos da vitória.
Além da Libertadora Imperial Red Ale, ao longo do ano, serão lançadas pelo menos duas surpresas, uma delas, quem sabe, em celebração ao mundial do mesmo ano. A ideia, comenta Glauco Caon, proprietário da Anner, é contar os grandes feitos para uma torcida apaixonada.
Aliás, essa já é uma das marcas registradas da cervejaria porto-alegrense que vende para todo o país. Entre outros rótulos, a Anner produz a Maria Degolada, bastante conhecida do público cervejeiro, e considerada uma das 500 maiores cervejas do mundo pela crítica do jornal inglês The Guardian.
— Sempre tivemos por princípio contar histórias com cervejas. Em 2009, lançamos a Libertadora. Inicialmente, foi criada para o Inter, mas naquele momento não foi possível. Em 2020, retomamos as conversas e nos tornamos a cervejaria artesanal oficial do clube — revela Caon.
A partir de agora, comenta, será feito o relançamento da cerveja com mudança de rótulo e receita. É a primeira de uma série prevista para o portfólio de produtos colorados. Além da cerveja, nasce uma nova ferramenta de aproximação com o torcedor.
Isso porque, de acordo com o vice-presidente de Marketing do Inter, Jorge Avancini, as conquistas precisam de comemorações.
— Ninguém apaga a história e os feitos que conquistamos. A parceria com a Anner vem coroar esses bons momentos que todos os colorados têm na memória. Esperamos que a imensa nação colorada aprove mais esse produto que disponibilizaremos no mercado — afirma.
A Libertadora é fabricada em parceria com a Cervejaria Paralelo 30, em Eldorado do Sul. Os quatro mil primeiros litros da produção escalonada já estão em fase de maturação. A próxima etapa deve ser as prateleiras dos pontos de venda e as taças dos torcedores colorados.