Até há pouco tempo, decoração clássica era padrão em escritórios de advocacia. Mas a cultura de startup tem provocado mudanças drásticas, como a feita pelo Lini & Pandolfi Advogados.
A empresa está deixando um prédio próprio de cinco andares na Avenida Bastian, em Porto Alegre, para mudar-se para o Walk Offices, prédio comercial em frente ao shopping Praia de Belas. Apostou em um estilo com corpo e alma de startup, com conceito de coworking.
No novo endereço, o escritório vai ocupar duas áreas distintas. Com vista para o Guaíba, o espaço no 14º andar da Torre Norte do prédio concentra a operação dos advogados e o atendimento aos clientes. No quarto andar da Torre Sul, está instalado o departamento administrativo.
As estações de trabalho foram construídas para facilitar a interação entre os funcionários. A proposta é bem diferente do antigo prédio, onde cada advogado tinha sua sala, o que, na avaliação da empresa, restringia a troca de experiências. Segundo Eyder Lini, um dos fundadores do escritório, é uma adaptação à nova realidade e a novos formatos de trabalho:
— Já adotamos modelo híbrido entre nossos funcionários, e não fazia mais sentido manter uma estrutura tão verticalizada como a que tínhamos no antigo prédio.
Além da mudança no espaço físico, a empresa aposta em três programas que digitalizam processos, para não mudar somente a aparência, mas também a essência. Inclui sistema de gestão de processos judiciais, jurimetria, fluxo de trabalho das atividades, metodologia ágil, automação de documentos e peças processuais e um sistema de gestão corporativa. O escritório fui fundado em Passo Fundo em 1988. Onze anos depois, mudou sua matriz para Porto Alegre. Atualmente, além da nova sede na Capital, tem unidades em Caxias do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
* Colaborou Camila Silva