Diretamente afetadas pela pandemia, empresas do setor de eventos apostaram na reinvenção dos negócios. É o caso do grupo gastronômico Fouet, que anunciou investimento de R$ 2 milhões no braço de alimentação transportada — terceirização de produção de alimentos.
Ao longo do ano passado, a nova operação passou a representar 95% do faturamento da empresa. Antes da pandemia, o grupo tinha 65% do seu negócio direcionado para eventos sociais e corporativos e operava um restaurante e um café em Porto Alegre.
Com as medidas de distanciamento social, os eventos foram suspensos, e o restaurante Valentina Steak Bar, na zona sul da Capital, e o Fouet Café, no Clube do Professor Gaúcho, foram fechados para atendimento presencial.
O grupo passou a oferecer delivery de congelados e cardápios exclusivos para o público final. Segundo a empresa, a estratégia foi importante para "manter a marca ativa", mas o braço que sustentou o orçamento foi o de alimentação transportada.
Neste mês, a operação passa a ser o foco da empresa. O investimento foi dividido entre cozinha, estrutura, veículos de transporte, sistema operacional e consultoria nutricional. O serviço contempla tanto alimentos prontos quanto intermediários — que podem ser finalizados no local.
— Entre as vantagens de contratar o serviço, estão a previsibilidade de custos, segurança, qualidade, conforto e diversidade de alimentos para os clientes e colaboradores dos empreendimentos contratante — afirma a diretora do Fouet, Fernanda Griebeler.
Atualmente, nesse segmento, atende a empresas como Blanc Hospital, Laboratório Lebon, Bella Cafeteria e cinco empreendimentos de hospedagem do Grupo Áureos, em Porto Alegre e Região Metropolitana. Em 2020, a empresa preparou cerca de 250 mil refeições (média de 900 refeições por dia útil). Neste ano, o grupo projeta alcançar 1,5 mil refeições por turno/dia útil.
* Colaborou Camila Silva