Atrás de um tapume no bairro Três Figueiras, esconde-se um projeto inusitado em Porto Alegre, com pretensão de ser um marco na área.
É a nova sede da incorporadora ABF Developments, que já lançou o Magno, residencial de luxo para pessoas de mais idade.
A empresa, que tinha sede exatamente onde começaram as obras do Magno, precisou de um novo local para se instalar. Não queria sair do bairro, onde desenvolve três de seus sete projetos, e encontrou um ponto na esquina da Rua Balduíno com a Carlos Huber (veja projeção da fachada abaixo).
É ali que vai erguer mais um dos que chama de "projetos disruptivos", sua própria casa. Com projeto arquitetônico assinado pela Maena Design Conecta e paisagismo desenvolvido por Fernando Thumn, o espaço começa a tomar forma, chamando a atenção de quem mora ou circula pelo local.
Além de ser uma central de vendas da incorporadora, a nova sede da ABF vai ser um ponto de encontro, com programação de eventos e exposições ligadas ao bairro e a cidades sustentáveis.
Com área total de 300 metros quadrados, terá estrutura metálica desenvolvida em seis pórticos com formatos diferentes, que contribuem para a geometria da cobertura de chapa de aço patinável (que tem mais resistência à corrosão que o comum), que se dobra sobre a estrutura principal até a ocupação interna.
Nos tapumes da obra, a ABF já organiza uma espécie de exposição a céu aberto que conta a história do bairro Três Figueiras, desde sua origem, passando pela importância das árvores históricas que deram nome ao local, até as transformações urbanas.