Uma decisão da 16ª Vara Cível de Porto Alegre permite a cinco franquias da Pizza Hut Brasil da Capital interromper o pagamento de royalties (o direito ao uso da marca) e verba para fundo de marketing.
A outra parte éa PHSR Master Franquia, ligada à gigante IMC (International Meal Company), que atua nesse modelo em vários países..
Conforme Sandro Wainstein, advogado especializado em direito empresarial e representante das franquias locais, a Pizza Hut Brasil mantém "modelo de negócio ultrapassado", que vem gerando prejuízos aos franqueados. O valor da ação não está previsto na liminar concedida, mas as quantias habitualmente envolvidas nos contratos são acima de seis dígitos.
Entre as queixas dos franqueados, está a falta de visita de consultor de operações às lojas, a avaliação de que os treinamentos, quando realizados, são "insuficientes", a ausência de um responsável pelo atendimento de marketing e a realização de promoções sem prazo hábil para organizar o estoque, o que impede a a participação das franquias locais. Como se trata de uma liminar, a medida pode vir a ser revogada em instância superior.