O jornalista Leonardo Vieceli colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
A pandemia tem acelerado a busca por inovação em setores como o varejo. Recente movimento da Lojas Lebes vai nessa direção.
Com cerca de 160 unidades na Região Sul, a rede gaúcha investiu em uma tecnologia que reúne dados de compras e buscas feitas por clientes. A partir das informações, a empresa tem condições de personalizar a oferta de produtos para cada consumidor.
A Pmweb, de Porto Alegre, é a responsável pela criação da ferramenta, batizada como Pmweb 360. A plataforma permite saber, por exemplo, o tamanho de roupas e calçados comprados normalmente, a frequência de aquisição de mercadorias e por quais tipos de produtos o cliente já se interessou em canais de vendas.
Com base nesses dados, consultores de lojas físicas podem sugerir itens mais relacionados a demandas do consumidor, seja por WhatsApp, SMS ou ligação, sinaliza a Pmweb.
"O vendedor consegue oferecer os produtos mais adequados para cada um", diz Augusto Rocha, sócio e vice-presidente de vendas e marketing da Pmweb.
Segundo a empresa, a iniciativa busca melhorar a experiência de compra do público. "Com o processo de transformação digital, temos a oportunidade de integrar dados e conhecer melhor nossos clientes, entregando os produtos certos no momento relevante para cada um", comenta o presidente da Lebes, Otelmo Drebes.
Fundada em 1956, no município de São Jerônimo, a rede varejista tem 1 milhão de clientes com registro ativo e cerca de 3 mil funcionários. Criada em 1996, a Pmweb desenvolve soluções de marketing a partir de dados de lojas físicas e virtuais.