O conjunto de pistas de skate que integra o projeto de revitalização da Orla do Guaíba tem previsão de entrega para fevereiro de 2021. Porém, os fãs do esporte já podem encontrar novos picos — nome dado aos locais mais adequados às manobras — para frequentar em Porto Alegre, por meio do aplicativo Skateking (Rei do Skate, em português).
Lançada há cerca de duas semanas, a plataforma reúne um mapa interativo, no qual usuários da comunidade podem adicionar os locais em que costumam praticar o esporte e também acessar os pontos incluídos por outros participantes.
Dessa forma, é desenvolvido o que os criadores do app chamam de "conhecimento coletivo". A primeira versão do aplicativo está disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Android e iOS.
Responsável pelo setor comercial da empresa e presidente da Associação Gaúcha de Startups (AGS), Wagner Bergozza explica que a segunda versão do projeto está prevista para ser lançada até o final do primeiro semestre de 2021:
— Lançamos a versão inicial para, a partir dos feedbacks sobre o aplicativo, construir a versão final. O próprio nome "Rei do Skate " foi pensando para uma versão mais avançada. Projetamos adicionar uma funcionalidade para que os usuários incluam registros das suas manobras e os outros avaliem sua performance.
Bergozza explica que o modelo de monetização (em bom português, como ganhar dinheiro com a ideia) da plataforma ainda está em estudo. De qualquer forma, os criadores pretendem manter a gratuidade para os usuários. Uma das possibilidades é incluir propaganda de empresas relacionadas ao segmento no mapa.
Para aumentar o engajamento inicial, a plataforma vai promover um desafio para quem cadastrar mais lugares para fazer "ollies" (salto com o board, que sai do chão para desviar de obstáculos) e "flips" (girar lateralmente no próprio eixo do skate). O prêmio é um cupom de R$ 300 em compras em uma loja especializada em produtos para skatistas.
Apesar de possibilitar que uma pessoa utilize o aplicativo em qualquer lugar do mundo, a ferramenta tem foco na capital gaúcha. Atualmente, a plataforma está disponível somente em português. Em breve, os criadores irão adicionar a opção de língua inglesa.
Além de Bergozza, também fazem parte do projeto Antonio Gornatti, responsável pelo marketing, Arthur Neves e Pedro Weber, desenvolvedores do app, Felipe Caroé, designer, e Gerson Pulga, responsável pelo contato com a comunidade do skate.
*Colaborou Camila Silva