O projeto GExperience, espécie de parque de diversões da Globo que deve abrir as portas em abril de 2021, foi montado em associação com a Tornak, empresa gaúcha que é uma da sócias do Viva Open Mall e desenvolveu projetos como Gaúcha Sports Bar, ATL House e Donna Beauty Pompéia.
Em uma área de cerca de 2,5 mil metros quadrados no shopping Market Place, do Iguatemi, na Vila Cordeiro, em São Paulo, visitantes poderão desenvolver cerca de 30 atividades e brincadeiras, desde usar uma quadra esportiva interativa até frequentar o confessionário do Big Brother Brasil.
Conforme Fernando Tornaim, sócio-fundador da Tornak, o projeto vem sendo desenvolvido desde o início de 2019:
– Tem um grande nível complexidade. Como a Tornak vem se diferenciando nesse tipo de projeto vinculado à experiência do usuáiro, inclusive com a RBS, acabou se aproximando da Globo para entrar com o racional da modelagem de negócio, e a implementação. A Globo entra com suas marcas e conteúdos. Estamos juntando esforços para lançar essa experiência.
Conforme Tornaim, a pandemia atrasou o projeto, que está sendo anunciado nesta segunda-feira (26), mas só vai abrir as portas em abril de 2021, com todos os protocolos vigentes na data. O empresário gaúcho detalha que o espaço será sempre renovado, incluindo eventuais mudanças na programação dos canais da Globo, tanto da TV aberta quanto de Multishow e Gloob, dedicado às crianças:
– Se uma das novelas tiver um restaurante, por exemplo, vamos reservar espaço para a marca no restaurante fixo que existirá no local.
Tornaim adianta que há intenção da Globo de fazer o GExperience em outras cidades, sempre buscando que sejam perto do local onde a emissora funciona, como em São Paulo. Evitou confirmar que Porto Alegre esteja nesses planos, embora tenha deixado a porta aberta:
– O foco, nesses primeiros momentos, está totalmente em São Paulo. Vamos fazer o lançamento e, se for possível, inicia o processo de expansão, aí o envolvimento das afiliadas vai acontecer de maneira natural.
Em nota divulgada pela Globo, Leandro Valentim, líder de games e experience da empresa afirma que, como o conceito é inédito, foi desenvolvidos um modelo híbrido de negócios para viabilizar e dar sustentabilidade ao projeto. Uma combinação de patrocínio, ingressos e operações dos negócios, como o restaurante temático e a arena de eSports vão bancar as atrações.
Algumas das atrações do GExperience
Quadra interativa adaptada para futebol, basquete e vôlei terá possibilidade de mostrar aos frequentaadores como reproduzir um gol icônico ou uma jogada inesquecível da Seleção brasileira.
O Espaço Estúdios Globo terá atividades interativas reais e virtuais, além de um estúdio propriamente dito onde programas da TV Globo, do Multishow, do SporTV, e do GNT, entre outros, poderão ser ancorados ao vivo ou mesmo gravados com participação do público.
O restaurante é concebido como se fosse um grande estúdio de TV, dividido em diferentes espaços temáticos que podem ser atualizados conforme o conteúdo da telinha. Terá itens de memorabília de novelas que entraram para a história.
Os games são outra aposta da GExperience. Há cerca de 150 eventos programados, seguindo o calendário das principais competições de diversas modalidades e a própria programação de esportes da Globo.