Em fase de testes nas praças de pedágio da CCR Via Sul desde fevereiro, o aplicativo de pagamento Sem Parar Pay será lançado oficialmente na segunda-feira (21) no Estado.
Com tecnologia Bluetooth, o app pretende atender principalmente a motociclistas e donos de carros que passam com menor frequência pelos postos de cobrança. É uma alternativa ao sistema com dispositivo, chamado "tag", instalado no veículo.
Para usar, o primeiro passo é instalar o aplicativo, já disponível das lojas. Depois, como se trata de um sistema pré-pago, é preciso inserir créditos. Também é necessário ficar logado no app e deixar o Bluetooth ativado durante a viagem. Com tudo funcionando, assim que o motorista ou motociclista se aproximar de uma cabine de pedágio, o novo sistema fará o reconhecimento e liberará a passagem. Não há necessidade de interação com o aparelho celular ou cédulas e moeda.
Outra diferença em relação às tags é o fato de o novo sistema poder ser utilizado nas cabines de cobrança manual, tanto para carros quanto para motos, que não podem utilizar as faixas de pagamento automático.
Segundo Daniela Guillen, diretora de Produtos e UX do Sem Parar, a ideia é de também habilitar o Sem Parar Pay em outros pontos, como postos de combustível, restaurantes e drive-thrus parceiros do modelo de pagamento. O Sem Parar é da Fleetcor Technologies, que se apresenta como líder global em soluções de pagamento para empresas.