Com obras concluídas, cabines instaladas e equipes trabalhando no acionamento das cancelas, o novo pedágio de Gravataí já está em operação, porém, ainda sem cobrar a tarifa, isenção que segue até as 23h59min desta sexta-feira (14). A partir da 0h de sábado (15), o motorista que cruzar a praça recém-construída, no km 60 da BR-290, a freeway, terá que desembolsar R$ 4,60 - mesmo valor que será cobrado em Santo Antônio, onde os motoristas passarão a pagar pela passagem em ambos os sentidos. O antigo pedágio de Gravataí será desativado.
A mudança atende reivindicação dos moradores do município: o alto custo para entrar e sair diariamente utilizando a rodovia. Com a troca, a estimativa é que a arrecadação da CCR seja reduzida em 20%, diferença já prevista para ser compensada na tarifa.
A cobrança no km 77 começou em 26 de outubro de 1997, quando a antiga gestora, a Triunfo Concepa, assumiu a concessão da rodovia federal. Com o vencimento do contrato, houve gratuidade para cruzar pela estrutura durante oito meses, entre julho de 2018 e fevereiro de 2019.
Por alguns instantes, os veículos poderão cruzar pelas duas praças com cobrança em vigor: antes da meia-noite no pedágio antigo, e após na praça nova. O condutor não será tarifado duas vezes. Para tanto, a concessionária orienta que o tíquete seja apresentado ao atendente na cancela seguinte. Caso o comprovante seja extraviado, as câmeras instaladas na via identificarão o veículo e farão a liberação da passagem.
Na pista automática, as empresas de tags já foram avisadas para não realizarem o débito em duplicidade. O comunicado também foi feito às transportadoras, para que a mesma situação valha para os caminhões que usam vale-pedágio.
Apesar de haver um painel luminoso com os dizeres “praça em operação teste”, alguns motoristas se confundiram ao serem parados nas cabines e tentaram pagar a tarifa na manhã desta sexta. Informados pelas atendentes da CCR Via Sul, puderam seguir viagem.
Os testes contaram com equipes de socorro e todo o aparato necessário para iniciar a operação com a cobrança. Às 9h30min, um caminhão com pane mecânica foi socorrido, e interditou por alguns minutos uma das pistas - com baixo movimento, nenhum transtorno foi registrado.
São 24 cancelas ao todo - seis automáticas, liberadas a partir da instalação de um chip no para-brisas. O limite para quem passa na cancela automatizada é de 40 km/h, velocidade alertada por placas afixadas na estrutura.
Conforme a necessidade, a passagem pode ser invertida, como nos finais de semana do verão, quando há mais cabines disponíveis no sentido para quem vai ao Litoral, no início do final de semana, sendo invertido o sentido no domingo, quando o movimento se concentra no retorno à Capital.
Em Santo Antônio da Patrulha, cobrança será nos dois sentidos
Outra mudança ocorrerá no pedágio localizado no quilômetro 19, em Santo Antônio da Patrulha, que passará a cobrar veículos que trafegam em ambos os sentidos. Hoje, paga R$ 9,20 somente quem vai ao Litoral. A partir da meia-noite, a tarifa será a metade deste valor, R$ 4,60, cobrada em ambos os sentidos.
Os restaurantes que funcionavam nos dois lados da rodovia, locais com movimento acentuado nos finais de semana e feriados, foram removidos, e a construção, demolida.
A capacidade de atendimento do pedágio foi ampliada em 50%, passando de 16 para 24 cancelas. Uma via nova foi construída na faixa da direita, no sentido Litoral-Capital, para acesso às cabines automáticas. No sentido oposto, também há novos pontos de cobrança automatizada, estrutura construída alguns metros antes do pedágio principal.
Testes também foram implantados na praça. À noite, equipes de sinalização da empresa operadora da rodovia irão monitorar o tráfego no local onde antes havia fluxo ininterrupto. Os condutores devem ter atenção redobrada no trecho.
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