A Paipe, de Campo Bom, desenvolve um plataforma digital para a Higra, de São Leopoldo, que inclui telemetria, inteligência artificial e internet das coisas.
A indústria que vai usar a ferramenta produz geradores e válvulas usados para captação de água, irrigação, saneamento, além de usinas, mineração e indústrias.
O objetivo é automatizar, com inteligência, a gestão do parque de turbogeradores e bombas instalados nos clientes da Higra, permitindo o monitoramento das máquinas em tempo real. O sistema permite prever falhas e adotar ações preventivas.
Segundo Marcelo Dannus, CEO da Paipe, a gestão digitalizada evita paradas desnecessárias e interrupções no abastecimento de água, já que a Higra fornece produtos e serviços para empresas do setor de água e saneamento. Com a tecnologia, a indústria de São Leopoldo se credencia para projetos de cidades inteligentes, com foco em sustentabilidade a partir da geração de energia.
A plataforma recebe dados enviados de sensores instalados em cada equipamento e os armazena na nuvem, permitindo acesso em um painel ao qual terão acesso o centro de comando operacional da fabricante e o do próprio cliente, que poderá se conectar simultaneamente e acompanhar, em tempo real, cada turbogerador ou bomba. Além de monitorar, poderá ligar ou desligar os dispositivos a partir de smartpho0nes, tablets, notebooks ou desktops.