Acordo assinado nesta terça-feira (25) entre a prefeitura de Canela e a Opções Turismo, pode dar à serra gaúcha uma conexão de passageiros a partir de 5 de outubro.
O município e a empresa já têm autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para fazer voos comerciais. Além disso, a empresa de turismo também planeja rotas para Erechim e Porto Alegre.
Conforme Gilfred Husken, diretor da Opções, o plano está sendo montado há dois anos.Quer oferecer conexões aéreas diárias de Canela a Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo, além de Porto Alegre-Erechim e Porto Alegre-Florianópolis.
À coluna, disse que ainda não pode relevar o preço das passagens, mas serão "um pouco mais caras do que ônibus-leito nesses trechos". Os voos vão operar de domingo a sexta-feira, para que sábado seja o dia de fazer manutenção.
Segundo Husken, a pandemia acelerou o projeto porque as companhias aéreas deixaram de lado destinos regionais e têm aviões muito grandes para fazer esses trechos. A Opções vai fretar aviões da Total Linhas Aéreas, com sede em Manaus (AM), que opera voos de carga e de passageiro. O plano é usar aeronaves ATR 42500 com capacidade para até 45 passageiros. A ATR é uma associação entre a Airbus e a italiana Alenia. A Azul também usa aviões dessa empresa, mas de maior porte.
Atualmente, o aeródromo de Canela recebe jatos particulares de frequentadores de hotéis luxuosos. Essa demanda tende a subir com a confirmação, por exemplo, da construção do W Gramado,antecipada pela coluna. Sobre Erechim, Husken explica que a cidade é um polo metalmecânico e ainda fica perto de estações termais, como Marcelino Ramos, Itá e Piratuba.