
Em plena pandemia, a Tramontina estreia no mercado de lavadoras de louças. Esse eletrodoméstico é um dos que tiveram forte alta de vendas desde que a higiene se tornou obsessão em todo o mundo.
Segundo a empresa, não se trata de um lançamento de ocasião. Já estava previsto, exatamente para esta época, e não foi sequer acelerado pelas circunstâncias.
Até agora, a Tramontina só atuava no segmento de eletroportáteis, em parceria com uma marca australiana. Para competir em um mercado dominado por grandes grupos internacionais, a indústria gaúcha se armou com argumentos racionais: promete reduzir em até 92% o consumo de água em comparação à lavagem tradicional. Para exemplificar, em um período de 280 dias é possível economizar em torno de 26 mil litros de água, o que equivale a 600 banhos de ducha, com duração de cinco minutos cada.
O desempenho do novo equipamento está amparado em estudo desenvolvido pela Universidade de Bonn, na Alemanha. Outra economia com que a fabricante acena é de redução de até 60% no gasto de energia elétrica.
As vendas do produto estão iniciando nesta semana, pelo e-commerce da marca e em lojas próprias. Desenvolvida em aço inox, matéria-prima básica da Tramontina, a lava-louças tem 60 centímetros de largura e sua instalação é do tipo independente. O equipamento comporta peças usadas por até 15 pessoas. A lavadora também tem sistema smart wash, que detecta o nível de sujeira da louça, adequando tempo e consumo de água e energia.
* Colaborou Camila Silva