Para ampliar a presença de profissionais negros em seu quadro de funcionários, a Ambev lançou a segunda edição do programa de estágio Representa. Focado em universitários, o projeto conta com 80 vagas, em áreas como vendas e nas cervejarias da empresa. No Rio Grande do Sul, o programa abrange a capital gaúcha. As inscrições estão abertas até o dia 14 de julho, no site programasambev.gupy.io/jobs/248340.
Criado em 2019 como um projeto piloto, o programa já contratou 10 estagiários para trabalhar na sede da Ambev, em São Paulo. Segundo Renato Biava, diretor de Gente e Gestão da Ambev, a empresa "tem um longo caminho pela frente" ao que se refere à diversidade étnica e racial. Por isso, desenvolve ações com o objetivo de acelerar esse processo de inclusão.
Para participar da seleção, o candidato deve cursar o penúltimo ou o último ano do ensino superior. Os cargos não exigem conhecimento técnico prévio, por isso, todos os cursos de bacharelado e licenciatura são aceitos. Também não é necessário que o candidato fale inglês.
Os candidatos que entrarem no programa participarão de um programa mentoria com líderes da empresa, terão bolsa-auxílio, vale refeição ou alimentação e vale-transporte. A empresa oferece também um curso de inglês aos estagiários.
Além do programa, como ação antirracista a empresa se comprometeu também em promover conscientização em torno de pautas de diversidade e inclusão, a estimular o debate sobre inclusão racial entre os públicos com os quais se relaciona e a criar um comitê com profissionais negros que são referências no mercado e lideranças da Ambev.
Leia mais colunas de Marta Sfredo