Com a necessidade de permanecer em casa, a busca das pessoas por opções de entretenimento aumentou. Este cenário foi observado em duas empresas gaúchas de jogos: a Aquiris Games Studio e a Rockhead Studios, ambas com sede no Tecnopuc. A coluna conversou com empreendedores em dois momentos, semanas antes do período de distanciamento social iniciar no Estado e nesta terça-feira (26), durante o período de distanciamento social controlado.
Segundo Israel Mendes, co-fundador da Aquiris, a empresa aumentou de 30% a 40% o número de vendas de alguns jogos durante o período de distanciamento social:
– Como games são um dos entretenimentos possíveis no confinamento, já que outras opções de lazer ficaram severamente restritas, as coisas parecem estar bastante relacionadas. E games ainda têm o universo ficcional, ou seja, não é apenas o consumo passivo. A pessoa se transporta para uma realidade ficcional interativa e vive um pequeno universo alternativo.
A empresa desenvolve um jogo exclusivo para a Apple Arcade (serviço de assinatura de videogame da Apple, lançado no ano passado). Mendes ainda não pode dar detalhes, mas espera que o projeto seja lançando até o final deste ano. Ele relata que a Aquiris sentiu pouco os impactos da pandemia. Nesse período, os funcionários passaram a cuidar mais de refinamento de processos e ferramentas por trabalho remoto.
– Percebemos o quanto já éramos uma empresa adaptada para esse modelo. Há previsão de iniciarmos um novo projeto, com mais contratações. Nossa projeção de crescimento para este ano se mantém igual a antes da pandemia – pondera.
Atualmente, as principais produções da empresa são os jogos Horizon Chase e o Looney Tunes – World of Mayhem. O primeiro é um jogo de corrida, disponível para dispositivos móveis e consoles, que contabilidade mais de 40 milhões de downloads. O segundo, lançando em 2018, é um jogo de estratégia disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, que, no início de março, já contava com 200 mil jogadores diários.
A empresa foi fundada em 2007, por Amilton Diesel, Mauricio Longoni e Israel Mendes. Inicialmente, era focada na criação de 3D interativo de produtos para empresas áreas e automotivas. Em 2008, ingressou no segmento de jogos criando advergames (jogos utilizamos para divulgar e promover marcas). Para Mendes, o Rio Grande do Sul tem o mercado mais organizado do segmento no Brasil:
– O Estado tem tudo na mão: universidades, dois grandes players, bons profissionais e uma associação (ADJogosRS ) muito organizada.
Como a Aquiris, outra startup do polo de games gaúcho, a Rockhead Studios, observou crescimento no número de usuários durante a pandemia.
– Nos últimos dois meses houve aumento de pelo menos 25% nos jogos Starlit Adventures, tanto no mobile quanto no Playstation 4. É reflexo de mais pessoas procurando alternativas de entretenimento em casa – relata o CEO da Rockhead Studios, Christian Lykawka.
O principal produto da empresa é o Starlit Adventures, conjunto de três jogos para crianças, que já tem 14 milhões de downloads em todo o mundo. Os games são gratuitos e sem anúncio. A renda vem da venda de produtos, como peças e roupas. Desde 2017, a Rockhead tem investimento do fundo carioca Primatec, detalha Lykawka:
– Esse aporte permitiu que migrássemos para esse segmento que chamamos de transmídia. O projeto que temos em desenvolvimento é uma série de animação infantil batizada com o mesmo nome dos jogos, coproduzida com uma empresa canadense.
*Colaborou Camila Silva
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