Comunicada oficialmente pela Petrobras no final do ano passado, a venda da BSBios, produtora de biodiesel com unidades em Passo Fundo e Marialva (PR), está avançando mesmo em plena pandemia. Ao contrário do que fez com a privatização das refinarias, que inclui a Refap, de Canoas, interrompida diante das crises do coronavírus e do petróleo, a venda da BSBios entrou na fase de oferta de preços, comunicou a estatal em nota (leia a íntegra abaixo).
A oferta da Petrobras, que tem metade da BSBios, inclui os outros 50% da empresa RP Biocombustíveis, que tem como sócio principal o gaúcho Erasmo Battistella. Conforme a estatal, o processo de venda entrou na chamada "fase vinculante", período no qual os interessados se comprometem a fazer ofertas de preço pela empresa. Só é possível avançar para essa etapa, portanto, se houver interessados.
Conforme informações de mercado, existem empresas analisando a compra, tanto da parcela da Petrobras quanto a de Battistella, mas não se descarta a possibilidade de que o empresário gaúcho acabe arrematando a totalidade do capital da empresa. O que se sabe, no mercado, é que o empresário contratou o Itaú para assessorá-lo no processo.
O declínio nas cotaçoes do petróleo tem provocado forte queda também nas avaliações de ativos relacionados ao segmento. Embora a BSBios não processe petróleo, produz combustível, portanto é afetada pela desvalorização. Isso pode facilitar a vida de Battistella, mas abre espaço para outras ofertas, de investidores nacionais e estrangeiros que pensem em prazo bastante longo. Battistella não comenta, mas no setor há convicção de que fará uma oferta pela fatia da Petrobras em sua empresa, mesmo que esteja liderando outro negócio no segmento de biocombustíveis no Paraguai.
A nota da Petrobras sobre o avanço da venda da BSBios
A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, em continuidade ao comunicado divulgado em 23 de janeiro de 2020, informa que sua subsidiária integral Petrobras Biocombustível S.A. (PBio), em seu nome e representando a sua sócia RP Biocombustível Ltda, está iniciando a fase vinculante do processo competitivo referente à venda conjunta da totalidade das ações de emissão da BSBios Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil S/A (BSBios). Os habilitados para essa fase receberão carta-convite com instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes. A presente divulgação está de acordo com as diretrizes para desinvestimentos da Petrobras e da PBio e com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais, previsto no Decreto 9.188/2017. Essa operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da Petrobras, visando à maximização de valor para os seus acionistas. Sobre a BSBios A BSBios é proprietária de duas usinas de biodiesel: i) Usina de biodiesel de Passo Fundo, localizada no Estado do Rio Grande do Sul, com capacidade de produção de 414 mil m³/ano, capacidade de esmagamento de 1.152 mil toneladas/ano e capacidade de armazenamento de 120 mil toneladas de grãos, 60 mil toneladas de farelo e 7,5 mil m³ de biodiesel; e ii) Usina de biodiesel de Marialva, localizada no Estado do Paraná, com capacidade de produção de 414 mil m³/ano e capacidade.