Produtos indispensáveis na fabricação de pães e bolos, o fermento químico e as farinhas estão entre os itens mais disputados nos supermercados durante a pandemia do coronavírus. Segundo dados da Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas), desde o avanço do distanciamento social, os supermercados do Estado estão vendendo, em média, quatro vezes mais fermento e duas vezes mais farinha. Conforme o presidente da Agas, Antonio Longo, disse que, apesar do aumento na demanda, não há falta dos produtos nas prateleiras dos supermercados.
— As pessoas não estão indo todos os dias ao mercado. Quando vão, compram em maior quantidade. Além disso, com o home office e as crianças em casa, algumas famílias aumentaram o consumo de pães e bolos.
A coluna observou que, em uma rede de supermercados da Capital, a quantidade de compra dos itens foi limitada aos clientes. Segundo Longo, não há regra imposta:
— Além do aumento do consumo, são produtos sensíveis ao câmbio. A limitação pode ocorrer por dificuldade de reposição ou de repassar o novo custo do produto.
O interesse dos consumidores em fazer pães e bolos em casa pode ser constatado nos dados de pesquisa na internet. Segundo o Google Trends, os termos "receita de pão" e "receita de bolo" tornaram-se populares no último mês. Em alguns países da Europa, a busca pelas palavras atingiu 100 pontos, o que representa o pico de popularidade do buscador. No mundo, os usuários de Portugal foram os que mais pesquisaram os termos. No Brasil, os usuários de Santa Catarina lideram a busca. Os gaúchos estão em quarto lugar. No Estado, o pico da pesquisa sobre "receita de pão" foi registrado em 28 de março.
Também houve aumento na produção de farinha, embora não na mesma proporção das vendas. A Orquídea Alimentos elevou em 10% a fabricação de farinhas e mistura para bolos. Segundo Gerson Pretto, diretor industrial do Moinho Estrela, as vendas para o varejo subiram no período:
— Houve aumento, e atualmente o cenário está entre aquecido e normal. Por mais que o mercado de embalagens de um quilo aumente, não acrescenta tanto no volume de produção. Por outro lado, houve redução na venda das embalagens de cinco quilos, que são compradas por pequenos empreendedores.
* Colaborou Camila Silva