A Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Two Taxi Aereo, dona da marca TwoFlex e sede em Jundiaí (SP), anunciaram nesta terça-feira (14) o negócio pelo qual a Azul adquire a empresa aérea regional por R$ 123 milhões. A TwoFlex oferece serviço regular de passageiros e cargas para 39 destinos no Brasil, dos quais apenas três cidades regionais são atendidas igualmente pela Azul. No Estado, a TwoFlex presta serviços à Gol, dentro do acordo com o governo do Estado que passa por redução no ICMS do combustível de aviação.
No passado, a Azul já havia manifestado contrariedade com a forma com a Gol executava o acordo, usando as aeronaves menores da TwoFlex, enquanto a companhia mais tradicional usava aviões de grande porte.
Conforme o comunicado, a TwoFlex tem 17 aeronaves Cessna Caravan próprias, um turboélice regional monomotor com capacidade para nove passageiros. Ainda dispõe de 14 horários diários de partidas e chegadas na pista auxiliar de Congonhas, principal terminal doméstico do país.
A Azul afirma que seu objetivo é "continuar levando serviço aéreo para novas e diversas partes do Brasil". Agora, pondera que as aeronaves Cessna Caravan são a maneira mais adequada para alcançar cidades e comunidades menores. Adianta, ainda, que a operação de carga da TwoFlex será uma adição estratégica à Azul Cargo Express, pois poderá levar carga para cidades hoje não atendidas.
A coluna quis saber como fica o serviço prestado pela TwoFlex no Rio Grande do Sul. A assessoria da empresa disse que não tem porta-vozes para comentar o assunto neste momento. Já a Azul confirmou o procedimento padrão nesses casos: afirmou que por ora, nada muda para quem usa os serviços da TwoFlex no Estado. Os acordos serão mantidos – além daqui, há outros Estados em que a Gol tem parceira com a empresa comprada, como o Ceará. A garantia da empresa área compradora é de que não vai "deixar ninguém na mão".