![BYD / Divulgação BYD / Divulgação](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25420581.jpg?w=700)
A Marcopolo apresenta oficialmente nesta semana seu primeiro ônibus rodoviário elétrico, com autonomia para percorrer até 300 quilômetros. Até agora, a indústria de Caxias do Sul já havia apresentado modelos movidos a eletricidade urbanos e microônibus que rodam em trajetos urbanos. O protótipo ainda não tem lançamento comercial previsto, mas é um novo passo da empresa gaúcha na direção da mobilidade limpa.
O Viaggio 1050 é 100% elétrico e foi desenvolvido em parceria com a chinesa BYD (Built your Dreams), empresa chinesa que fabrica veículos abastecidos na tomada, além de placas fotovoltaicas. Ainda raros no Brasil, carros da BYD têm grande fatia de mercado no Uruguai, país com acesso mais fácil ao mercado asiático.
Conforme a Marcopolo, o modelo é indicado para fretamento e transporte intermunicipal de curtas distâncias. A BYD forneceu o chassi, com motores no eixo traseiro com 245 cv de potência, 12,9 metros de comprimento e capacidade para 44 passageiros. É equipado com ar-condicionado, dispositivo de poltrona móvel para total acessibilidade, sistema de entretenimento, e tomadas USB em todas as poltronas.
A indústria chinesa, que nasceu como uma startup em 1995, fundada pelo químico químico Wang Chuanfu, virou uma gigante global, com mais de 220 mil empregados. É a marca que mais vende carros elétricos no mundo. Chegou ao Brasil em 2014, e seu diretor nacional de marketing e novos negócios, Adalberto Maluf, foi um dos executivos que se reuniram com o presidente Jair Bolsonaro em Pequim, na recente viagem oficial.