Ao sugerir que a Alemanha usasse os recursos bloqueados para o Fundo Amazônia no reflorestamento do próprio país, o presidente Jair Bolsonaro sugeriu que o país de Angela Merkel "está precisando muito mais do que aqui". Conforme dados do Escritório de Estatística da União Europeia (Eurostat), 32,7% do território seco da Alemanha é coberto por florestas ou outros tipos de mata, a maior contribuição para o "lento crescimento" da área verde do continente.
Nos 28 países do bloco, há 182 milhões de hectares cobertos por árvores de grande porte, o que corresponde a 43% da área, excluindo lagos e grandes rios. Mesmo que a UE seja uma grande produtora agropecuária, com alta proteção para fazendeiros e criadores de gado, tem maior proporção de bosques do que terras cultivadas, que somam 41% do total, também desconsideradas áreas ocupadas por água.
A Alemanha foi o país que mais contribuiu com o total, no ano-base de 2015 (dados mais recentes disponíveis), com 14% do total. Um dos focos da estatística é a quantidade de madeira. Na Alemanha, está a maior quantidade disponível para suprimento de madeira, 3,5 bilhões de metros cúbicos. O relatório Estatística de Agricultura, Florestamento e Pesca afirma que "ao contrário do que está acontecendo em muitas partes do mundo, a área de florestas da UE está crescendo lentamente. Florestas europeias são um fator importante para mitigar a mudança climática". A UE tem cerca de 5% da área florestal do planeta.