Não é impressão nossa, o cenário de inovação no Rio Grande do Sul mudou de patamar nos últimos anos. Tanto, que chamou atenção do Distrito, empresa de inovação aberta de São Paulo, que resolveu colocar essa mudança na ponta dos dedos. 127 empresas de base tecnológica fundadas no Estado nos últimos três anos.
O total de startups chega agora a 422, das quais 85% surgiram nos últimos oito anos. O estudo chamado GaúchoTech Mining Report, mapeou 26 segmentos, entre os quais se destacam as ligadas à publicidade (adtechs), com 13,5% do ecossistema regional, à TI, com 12,3%, à saúde (healtechs), com 8,8% e as financeiras (fintechs), com 8,5%.
Mais da metade (56,8%) está em Porto Alegre, mas há outros quatro outros polos no Estado: 7,6% estão em São Leopoldo, 6,3% em Caxias do Sul, 4,1% em Santa Maria e 3,9% em Pelotas. Enxutas, 85,3% têm entre um e 20 funcionários.
Veja as 10 top startups made in RS
O levantamento seleciona os 10 maiores destaques baseado em indicação de integrantes do ecossistema local (aceleradoras e venture capitals), captação de investimentos, faturamento presumido, número de funcionários e até engajamento de usuários em mídias sociais
Warren (fintech)
Accera (retailtech)
Bling (retailtech)
Pix Force (indústria 4.0)
TownSq (real estate)
Triider (serviços)
Umov.me (TI)
Aegro (agrotech)
Zenvia (adtech)
Rocket.chat (adtech)