A paisagem à beira do Guaíba já começou a mudar, com o avanço das obras do complexo
do Pontal. Até agora, 10% do projeto já avançou, com cerca de 150 funcionários
trabalhando com equipamentos de grande porte, para realização de terraplanagem, fundação e instalação de blocos de fundação (os que darão sustentação à torre que
será erguida no local).
Uma das curiosidades é que a escavação de 90 mil metros cúbicos de terra – equivalentes a 3,7 mil caminhões de grande porte – teve acompanhamento de uma equipe de arqueólogos vinculados ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para se certificar de que qualquer achado de valor histórico ou arqueológico será preservado. Das 2,5 mil estacas necessárias para o complexo, 700 já foram executadas.
A obra deve gerar até 1,5 mil empregos no primeiro semestre do próximo ano, quando atingirá o pico da movimentação no terreno. Com 114 mil metros quadrados de área construída, o projeto contempla o Pontal Shopping , com 163 lojas, um hotel Double Tree by Hilton, o centro de eventos Espaço Pontal, o Centro Médico do Hub da Saúde, com participação do Hospital Moinhos de Vento, além do Parque Pontal, área pública com 29 mil metros quadrados, que será entregue para a comunidade.
O investimento previsto é de R$ 300 milhões, liderado pela SVB Par, do empresário Saul Veras Boff, com execução do consórcio formado por Engenhosul e Melnick, que também é sócia da SVB Par na torre do complexo. Conforme os empreendedores, o Pontal é o maior projeto aprovado no segmento complexo multiuso a ser executado no Brasil. A previsão para a entrega final da obra é o segundo semestre de 2021.