Além de anunciar mudança societária, com a família Seger comprando os cerca de 22% da família Grings, o Grupo Herval está fazendo uma aposta ousada: vai abrir uma empresa nos Estados Unidos. Agnelo Seger, presidente do grupo, disse à coluna que o primeiro passo será a abertura de uma espécie de depósito.
– Depois de participar de quatro feitas na Carolina do Norte, percebemos que temos de estar lá para participar desse mercado.
O Grupo Herval, fundado em outubro de 1959, teve como primeiro negócio uma madeireira fundada por Felippe Seger Sobrinho e um grupo de amigos. Nos anos 60 teve a entrada na sociedade de sua irmã Nelsi Seger Grings e de lá para cá um desenvolvimento com outras empresas criadas - ora por sinergia, ora por oportunidades que foram surgindo no mercado.
Além da indústria de móveis, o grupo é dono da maior rede de revenda de produtos Apple da América Latina, a iPlace. No total, são 20 marcas e 14 empresas, incluindo a tAQi. Conforme Seger, o fato de uma só família controlar o negócio deve dar mais agilidade a decisões. Uma das novas providências será expandir a rede iPlace pelo Brasil, onde já existem 140 lojas. O empresário preferiu não comentar os valores da negociação, afirmando que há cláusulas de confidencialidade no contrato. Germano Grings, que atuava na área de varejo do grupo, vai ficar com a empresa LF Ferramentas.