Nesta sexta-feira (18), começam as obras do Parque Pontal. Para o empresário Saul Veras Boff, presidente da BM Par, isso significa o fim de 14 anos de espera. Dono do terreno que já abrigou o Estaleiro Só, Boff encarou um longo processo, que envolveu até consulta popular. Em 2018, a empresa já havia dado o pontapé inicial, com a realização de uma concorrência da qual participaram sete grandes construtoras nacionais para definir quem realizaria a construção do empreendimento, que é liderado pela BM Par e assessorado pela Tecplan Engenharia. No final, o consórcio formado pela Engenhosul e pela Melnick Even, sócia
da BM Par na torre do complexo, foram as vencedoras.
Na última terça-feira (15), o Parque Pontal obteve a última licença que faltava para o início das obras. Até agora, os grupos envolvidos estavam mantendo um parque provisório na área. Segundo a BM Par, é o maior projeto aprovado no segmento complexo multiuso a ser executado no Brasil, o empreendimento terá aporte financeiro de mais de R$ 300 milhões, 114 mil metros quadrados de área construída. A expectativa é de que se torne um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre, fomentando, expressivamente, a economia local.
Além da torre comercial, está previsto o Parque Pontal Shopping, com 163 lojas, sob administração da BM Par, dona também do centro de compras João Pessoa. Também já está confirmado o DoubleTree by Hilton, o centro de eventos Espaço Pontal, o Centro Médico do Hub da Saúde, além do parque público Parque Pontal, com 29 mil metros quadrados.