Um serviço que foi sinônimo de bagunça por muito tempo evoluiu a ponto de ganhar um novo conceito em Porto Alegre. Nascida para inovar no segmento de consertos mecânicos, a ConnectCar surge como rede de "oficinas-butique". A primeira loja abre na quarta-feira (5), já com o primeiro clube de assinatura de serviços de manutenção automotiva, o ConnectClub, e a proposta de reduzir os impactos gerados no ambiente por automóveis. Com modelo de franquia, a meta do empreendedor Nicholas Silva da Rosa é abrir 50 novas oficinas em cinco anos.
A loja-modelo da ConnectCar será na Rua Silva Só, com projeto arquitetônico e operação sustentáveis. Para o projetar o espaço de 255 metros quadrados, foi chamada uma empresa especializada em soluções com atenção ambiental, a Plexo Arquitetura. Inclui reutilização de água da chuva, por meio de cisternas, para usar em limpeza e outras atividades que não incluem o consumo humano, reutilização de pneus na construção e elevadores automotivos hidráulicos que gastam metade da energia consumida pelos convencionais.
Na iluminação, há maior aproveitamento da luminosidade natural com a abertura de claraboias no teto e o uso exclusivo de lâmpadas de LED. O interior da loja é com tijolos aparentes, solução que economiza água, cimento e areia uma vez que não há reboco. Até os uniformes dos mecânicos são sustentáveis, feitos 50% de garrafa pet reciclada e 50% de algodão. Nicholas, o empreendedor, tem 25 anos mas quase uma década de experiência na Brasinha Pneus, empresa da família. Estudou modelos de serviços e franquias baseados em venda recorrente e em sustentabilidade.