Uma "caixa" única de remédios é o "invento" do designer e dono da Latin Industrial Design Studio (Linds), Rafael Torres. O projeto toma forma com apoio da Victum, responsável pelo processo mecânico e de produção, e da Toth, que cuida da parte eletrônica, duas empresas que integram o Projeto Conexão Saúde do Sebrae RS. A expectativa é de que entrem em testes em meados de 2019. O contrato que deve ser assinado na sexta-feira (24) permite a fabricação de 10 unidades, que serão utilizadas para apresentação a possíveis investidores.
A ideia surgiu do trabalho de conclusão do curso de Design de Produto da UFRGS. Foi inspirado na necessidade do pai e dos avós de tomar remédios de forma contínua. Para facilitar o processo, surgiu a Dora, abreviatura de dosagem na hora. As funções do produto são alertar, por meio de sinal luminoso e sonoro, e dar o medicamento certo na hora exata para o usuário.
– Queria desenvolver algo que fosse útil para as pessoas. Desenvolvi o produto pensando principalmente na terceira idade, para dar mais autonomia a eles – explica o designer industrial.
O projeto só se viabilizou a partir de um crowdfunding, a vaquinha virtual, que ajudou a juntar quase R$ 4 mil para entrar no programa do Sebrae e participar de feiras. Torres relata que existem produtos semelhantes no Exterior, mas custam caro, cerca de R$ 1 mil. Uma das possibilidades analisadas, para tornar a máquina mais acessível, é o aluguel. O produto deve chegar ao mercado até o final do próximo ano.