Justo no dia do anúncio do PIB estacionado pela greve dos caminhoneiros, a Petrobras anunciou reajuste de 13% do diesel. Nas refinarias, o litro subirá de R$ 2,0316 para R$ 2,2964. Frank Woodhead, vice-presidente do Setcergs, sindicato das transportadoras do Estado, estima que a alta represente aumento entre 3% e 4% no frete que, reconhece, já "está caro".
– Imagino que a causa seja o o dólar, que deu uma disparada violenta. O problema vai ser negociar com os clientes. Alguns não aceitam, outros só em 30 dias, cada caso é um caso. Vai impactar os fretes de setembro,
quando começa a grande movimentação de cargas para
o Natal – observa.
Apesar de a gasolina seguir subindo nas refinarias sem repasse significativo nas bombas, o executivo descarta a possibilidade de que o mesmo ocorra com o diesel:
– Quando há pequenos reajustes, os postos e distribuidoras conseguem absorver. Mas não essa cacetada. Aí não tem jeito, vai chegar à bomba. E à medida que os postos vão passar, vamos passar também.
Como entre 30% e 40% do preço do frete é combustível, estima Woodhead, o repasse de 13% deverá significar aumento de 3% a 4% no valor do frete. A única saída possível, opina, é permitir na prática a importação de diesel. Embora seja liberada, embute muita burocracia e as decisões tomadas durante a greve dos caminhoneiros fizeram muitas empresas desistirem da atividade.
– É preciso permitir a competição na prática. Aí, se lá fora também subir, não tem o que fazer. Mas é preciso enfrentar a realidade, não ficar nessa lenga-lenga. Essa é a triste realidade do Brasil.
O congelamento de três meses do preço do diesel, compromisso assumido pelo governo federal, terminou nesta sexta-feira (31). A subvenção de R$ 0,30 no valor do litro continua até o final de dezembro, mas como já está embutida no preço, não alivia o reajuste anunciado hoje. Na avaliação de Woodhead, o subsídio concedido para encerrar a paralisação não teria sido necessário:
– O problema era o aumento diário. Em uma viagem de caminhão daqui para o Recife poderia embutir quatro a cinco aumentos. Era isso que precisava ser resolvido.