A mais nova enrascada a deixar atônito o já atarantado governo Temer parece não ter uma solução sem deixar mortos ou feridos. Alguém sairá perdendo com a solução buscada para reduzir o preço dos combustíveis. Saudada como um dos fatores de recuperação da Petrobras, a nova política de reajustes da estatal, que leva em conta o dólar e a cotação internacional do petróleo, é agora um aditivo na impopularidade do governo. O cidadão que sente o efeito no preço da gasolina apenas reclama, mas os caminhoneiros começaram a ranger os dentes com as paralisações que espocaram ontem em vários Estados. Enquanto o diesel sobe, a economia — e a demanda por carga — patina.
Temer e seus ministros procuram uma saída. É pouco provável mandar a Petrobras rever a essência da sua política, apesar de ameaças no ar. A ingerência política com o controle de preços fez parte da tragédia da estatal nos últimos anos. A entidade mercado, que olha mais para o próximo governo do que para este, não perdoaria e a turbulência seria ainda maior. Pelo sim, pelo não, os investidores inverteram a mão e a Petrobras, que operou quase todo o dia ontem em alta na bolsa, virou para o vermelho. Fechou em queda de 2,7%.
O Planalto não tem o poder de fazer o preço internacional do petróleo ceder. O Banco Central tenta segurar a continuidade da alta do dólar, mas mesmo que tenha sucesso momentâneo, a causa principal está no aumento do juro nos EUA. É fator exógeno.
Ao governo, restaria a saída mais prática, mas danosas às contas públicas em razão da frágil situação fiscal do país.
No radar, cortar a Cide, diminuir o PIS-Cofins e sugerir que os Estados - ainda pior das finanças - reduzam o ICMS. O Ministério da Fazenda, porém, é contra. Em julho do ano passado, o Planalto praticamente dobrou o PIS-Cofins da gasolina e do diesel. O repasse de R$ 0,41 e R$ 0,22 nas refinarias, respectivamente,
foi imediato. Mas, na época, o dólar rondava os R$ 3,20 e, o petróleo, estava abaixo dos US$ 50 o barril. Ontem, a moeda fechou ainda próximo dos R$ 3,70 e, a commodity, raspou os US$ 80.