Criadora do primeiro espaço de coworking exclusivamente feminino do sul do Brasil, em 2014, a Confraria do Batom resolveu dar um ar ainda mais concreto às suas iniciativas para estimular as mulheres de negócios. Está expandindo suas atividades para um espaço físico maior em Porto Alegre, que vai abrir as portas em março – a escolha do mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher não é acaso –, a Casa da Confraria, que envolve mais de 20 empresas parceiras e investimento de mais de R$ 200 mil.
É um casarão imponente, clássico mas modernizado no Condomínio Di Leone Office Center, perto do hotel Laghetto Viverone no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre. A casa tem três focos: um espaço de trabalho coletivo e criativo onde empreendedoras poderão ter suas atividades empresariais, um centro de cuidados de beleza, saúde e bem-estar e uma área de eventos. Conforme a Confraria do Batom, homens são bem-vindos em "ações pontuais que envolvam esse público".
Iva Cardinal, uma das idealizadoras da Confraria do Batom, explica que o espaço distribuído em salas comerciais havia se tornado pequeno diante do crescimento dos últimos dois anos. Criada em 2009 para dar conteúdo e informação às mulheres, incentivando a troca de ideias, parcerias, amizade, cooperação mútua e realização de negócios, a Confraria tem mais de três mil mulheres cadastradas e conta com um clube de relacionamento para networking com mais de cem filiadas ativas.
O plano de negócio da Casa da Confraria prevê que em 18 meses, conforme os resultado, o modelo se torne franqueável, com possibilidade de expansão para outros lugares.