Gissela Franke Colombo Berlaver já atua como nova presidente da Lojas Colombo, rede fundada pelo pai, Adelino Colombo, há 59 anos. Depois de vários ensaios, Adelino definiu a sucessão com a escolha da filha para o cargo, anunciada nesta segunda-feira (29). Em conversa com a coluna, Gissela adiantou que sua marca na gestão é um estilo "bastante conciliador, que gosta de ouvir e tomar decisões em conjunto".
– Modernizar e acompanhar as mudanças do mercado é um dos meus grandes desafios. E a maior mudança de que o varejo necessita é a junção da nossa atividade de e-commerce com as lojas de rua. O cliente sempre foi soberano, mas agora é soberano até em escolher se vai se deslocar para comprar ou não.
Conforme Gissela, o foco da Lojas Colombo segue sendo atuação na Região Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A atuação nacional, detalha, se dará por uma plataforma de marketplace – espaço virtual com vários fornecedores – com uma "gama infinta' de produtos para os clientes, como descreve. Com implantação já pronta para começar, esse é o maior projeto da empresa para o curto prazo.
A empresária se refere ao pai como "seu Colombo", e admite que, durante o processo de transição, foi difícil separar a figura paterna do homem de negócios, mas já mostra a firmeza com que se preparou para o processo:
– É mesmo muito difícil separar o pai do profissional. Nesse último ano comecei a aprender muito a fazer isso com ele. Quando falávamos em sucessão, quem falava com ele era sua acionista. É difícil, mas possível fazer a separação do coração e dos negócios. É claro que vamos imprimir a mesma essência, a missão continua a mesma, nossos valores também. Mas com todo respeito a esse legado, acompanhada de várias pessoas, ótimos profissionais, vamos colocar a gestão nova para trabalhar.
Gissela reconhece o suspense que existia sobre a escolha do sucessor de Adelino, inclusive em razão de tentativas anteriores, e resume assim as causas da escolha nesse momento:
– O que foi decisivo foi a preparação. e o momento do setor. Existe uma dificuldade dos fundadores de grandes empresa em pensar na sucessão. Em alguns casos esses momentos são mais curtos, em outros há dificuldade maior. Esse foi o momento do seu Colombo. Tivemos, sim, outras experiências, algumas excelentes, outras não. Antes, ele não estava preparado pra sucessão. Hoje ele está.