Com uma demonstração da fabricante à Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-390 da Embraer entrou nesta quarta-feira (20) em fase final de aprovação para início da produção efetiva. Em termos aéreos, taxiou para se aproximar da pista de decolagem. A maior aeronave já produzida no Brasil deve ser entregue à FAB no segundo semestre de 2018. O marco atingido pela Embraer foi alcançar a chamada Capacidade Inicial de Operação, que assegura as condições mínimas necessárias para o início das operações com o avião.
Em 12 anos, a FAB receberá 28 exemplares do novo cargueiro da Embraer. Além desse contrato, a fabricante brasileira negocia com a aeronáutica de Portugal. O KC-390 substitui o famoso C-130 Hercules e estabelece um novo padrão para o transporte militar no Brasil.
Uma das intenções da Embraer é substituir o Hercules em todas as forças armadas do Exterior que usam o modelo de sucesso no passado. O KC-390 é também o maior avião produzido na América Latina. O desenvolvimento da nova aeronave teve aporte de mais de R$ 4 bilhões de recursos provenientes do Programa de Acelearação do Crescimento (PAC).