O mercado financeiro assistiu, na última quarta-feira (29), ao disparo na cotação do bitcoin, moeda criptografada virtual. A coluna, que acompanha o assunto há algum tempo, lista quatro filmes que ajudam a entender o surgimento dessa alternativa de valor, as chamadas bolhas especulativas – há fortes suspeitas de que o bitcoin seja a tulipa da vez –, as aplicações da tecnologia que gerou a ferramenta e como o fenômeno está influenciando mudanças no modelo e provocou reações nas instituições financeiras tradicionais.
Banking on Bitcoin (2017)
Fresquinho no menu da Netflix, o filme é didático para quem não conhece a história da moeda. No lugar de atores, estão colunistas financeiros do Wall Street Journal e do The New York Times, empresários e figuras conhecidas no universo dos negócios que contam as origens e aplicações da criptomoeda. O filme discute também o duelo entre o modelo bancário tradicional e a tecnologia que se apresenta como capaz de promover maior liberdade econômica.
Blockchain and Us (2017)
O documentário mostra que a tecnologia por trás do bitcoin pode ser aplicada além do setor financeiro . Como já tratamos na coluna, o blockchain serve como uma espécie de livro de registros das transações. Por ser inviolável, é usado para guardar documentos, proteger sistemas eleitorais e dados de identidade pessoal. Blockchain os Us ajuda a enxergar as possibilidades para um futuro que já está em processo.
Bitcoin - O Fim do Dinheiro Como Conhecemos (2015)
A partir da crise financeira de 2008, o documentário insiste de forma mais pontual nos impactos da criptomoeda diante da fragilidade do mercado tradicional. O uso do bitcoin é apresentado como uma forma de proteger a riqueza de quem investe na moeda e faz um ensaio de como essa moeda virtual pode mudar completamente o conceito de dinheiro.
Surgimento e ascensão do Bitcoin (2014)
O filme narra a história do programador Daniel e de seu irmão cineasta Nick Moss, de Pittsburgh, que conhecem o bitcoin em 2011 e desenvolvem verdadeiro encanto pela moeda digital. Além de mostrar os primórdios dessa criação, o documentário aborda as bolhas e quedas de preço sofridas pela criptomoeda.