Em Porto Alegre para celebrar os 50 anos da empresa no país, o presidente da HP Inc Brasil, Claudio Raupp, passou pelo Tecnopuc, onde tem desde 2003 seu único centro de pesquisa e desenvolvimento na América Latina, com cerca de 200 pessoas. Raupp fez questão de dizer:
– A partir de Porto Alegre, desenvolvemos produtos e soluções para o portfólio global.
Engenheiro elétrico formado na própria PUCRS, revela quais são as grandes apostas da empresa e inovações a caminho:
1. O scanner 3D, tecnologia em desenvolvimento, vai impulsionar uma área do e-commerce pouco explorada: vestuário e calçados. Raupp diz que, em um futuro não tão distante, as pessoas poderão ter um avatar com suas medidas e formato do pé. Esse avatar poderá entrar no sites das lojas e verificar se a roupa ou o sapato servem bem.
2. As impressoras 3D terão impacto na indústria. O dono de um automóvel que precisa de uma peça, por exemplo, poderá ir a uma concessionária, que por sua vez terá uma máquina com potencial de produzi-la. É uma realidade não tão próxima, mas a HP já lançou uma impressora 3D comercial que deve chegar ao Brasil em 2018.
3. Mostrar a relevância da impressão para uma geração digital é um grande desafio, admite Raupp. Na tentativa de conquistar os millennials, a HP trouxe para o Brasil há três meses sua primeira impressora portátil de fotos. A ideia é facilitar a impressão de fotos de redes sociais e galerias de smartphones. Por bluetooth, o equipamento se conecta com dispositivos móveis.
*Colaborou Caio Cigana.