Ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga encerrou o 18º Congresso do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Antes, falou com exclusividade para duas colunistas do Sul, esta e Estela Benetti, do Diário Catarinense. No pronunciamento, ao falar da governança pública, disse que o desastre que ocorreu no Brasil não foi um sequestro do Estado por uma força política, mas uma parceria com setores do setor privado que representam "o Brasil velho".
– Defendo a privatização de todas as empresas públicas. Não venderia uma participação minoritária na BR (como encaminha a gestão de Pedro Parente na Petrobras), porque é rasgar dinheiro.
A seguir, os principais trechos da entrevista.
Retomada
"Essa é uma retomada cíclica, que no fundo espelha nada mais do que uma força natural de uma economia que foi muito fundo. Dá para dizer que (a economia) está quicando de volta. Para que tenha continuidade, o investimento vai ter de se apresentar. A incerteza ainda é muito alta, e em função disso não é uma recuperação completa. Para que isso ocorra, vamos ter de aguardar a definição maior do ano que vem, as eleições."
Papel do BC
"Tem um aspecto, clássico, que é a política monetária. O Brasil vive uma profunda recessão, que tende a se dissipar, mas está longe ainda disso. O BC chegou, com equipe nova, sinalizando uma ancoragem forte da inflação. Essa combinação derrubou os preços e eles aí tem tido a chance de cortar muito o juro.
Futuro ministro da Fazenda?
"Já tive a honra, e já encarei o dever de me apresentar ao serviço público duas vezes, no BC e na campanha do Aécio (Neves) em 2014. Não penso nisso na verdade, mas se acontecer, tanto melhor, também não fujo, não."
Reformas
"Não está fácil prever, porque o clima em Brasília está muito tenso. Na área tributário, o que estácem discussão é uma reforma do PIS/Cofins, que seria um teste para reformar o ICMS, que aí sim seria revolucionário. Sei que a equipe do Ministério da Fazenda já sinalizou que essa seria a sequência. Isso faz todo o sentido."
*A colunista viajou a convite do IBGC