Se depender do gerente sênior de projetos da Fraport, encarregado de comandar o desembarque da empresa que administra o aeroporto de Frankfurt nos terminais Salgado Filho, em Porto Alegre, e Pinto Martins, em Fortaleza, não há risco o choque de culturas. Na estreia de Andreas Montag na capital gaúcha, o que mais surpreendeu foi o português desenvolto do executivo. Com o idioma aprendido em parte do curso de Administração e Finanças feito em Fortaleza, ele avisa que, até para poder cumprir os prazos do contrato de concessão, a Fraport está preparada para começar a investir "rapidinho".
Montag conversou com a coluna em um intervalo do 5º Fórum Internacional de Infraestrutura e Logística, organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha. Conforme o executivo, o plano de negócios da que a Fraport montou para participar do leilão está sendo ajustado com base no conhecimento direto da realidade do Salgado Filho.
– Antes, olhávamos de fora, com dados da SAC (Secretaria da Aviação Civil) e da Anac (Agência Nacional de Avição Civil). Agora estamos entendendo melhor a realidade – explica.
A pouco mais de um mês da data em que a Fraport vai assinar o contrato de concessão e passar a atuar em conjunto com a Infraero na gestão do terminal, marcada para 28 de julho, Montag afirma que os ajustes necessários, depois desse contato mais próximo, são em detalhes. Não mudou até agora, por exemplo, a estimativa de investimento de R$ 1,6 bilhão no terminal de Porto Alegre, especialmente para ampliação da pista.
– A situação não é tão simples, há comunidades ao lado do sítio. É importante tratar o assunto com toda transparência e cuidar das necessidades de todos os stakeholders (públicos relacionados à empresa e à obra) – descreve.
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A fase de transição, em que a Fraport vai atuar com a Infraero deve terminar até o final deste ano, prevê Montag. Depois disso, o Salgado Filho terá a mesma gestão do aeroporto de Frankfurt e do Jorge Chávez, em Lima (Peru).
– O transporte de carga tem um grande potencial em Porto Alegre, mas o fluxo de passageiros também é importante para nós. A cidade é um centro de negócios, com localização importante, no centro do Mercosul, perto de Argentina e Chile. Queremos ajudar a melhorar a experiência desses passageiros – afirma o executivo.
Em um português fluente e informal, com direito a "tô" em vez de "estou", Montag diz que sabe o tamanho da expectativa dos gaúchos sobre o novo gestor e avisa que os alemães também têm pressa:
– Temos de investir bem rápido, até porque o contrato de concessão já exige isso no primeiro ano de gestão.