Na próxima quinta-feira, o IBGE divulga o resultado do PIB de 2015, que deve confirmar o ano que passou como um dos piores na história da economia brasileira.
Nos cinemas, cenários de recessão são um pano de fundo perfeito para histórias envolvendo drama e superação. A Grande Depressão nos Estados Unidos é um período recorrentemente aproveitado nas telas. Listamos alguns dos melhores filmes que abordam essa época.
A Luta Pela Esperança (2005)
Baseado na história do boxeador americano Jim Braddock, que, em meio à Grande Depressão, recebe uma oportunidade de lutar contra um dos melhores pugilistas do país. Com vitórias consecutivas que o levaram ao título de campeão mundial dos pesos pesados, Braddock virou símbolo de esperança para a população atingida pela crise.
Seabiscuit - Alma de Herói (2003)
O fabricante de carros interpretado por Jeff Bridges decide investir em cavalos para disputar corridas, esporte que lotava estádios americanos na década de 1930. Ele compra um cavalo de pequeno porte e indisciplinado chamado Seabiscuit, e contrata um treinador e um jóquei. Também é baseado em fatos reais.
E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (2000)
Com referências à Ilíada de Homero – com sereias e ciclopes, inclusive –, conta a história de três criminosos que escapam de uma prisão no Mississipi. O trio tenta chegar à casa de um dos foragidos para recuperar os ganhos de um roubo a banco. O filme é recheado de personagens pitorescos.
Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas (1967)
Baseado na história de uma das duplas de criminosos mais famosas dos EUA. Durante a Grande Depressão, Bonnie Parker conhece Clyde Barrow, um ex-presidiário que foi solto por bom comportamento. Atraída pelo rapaz, ela o acompanha. Ambos iniciam uma carreira de crimes, ganhando fama pelo sul dos Estados Unidos.
Tempos Modernos (1936)
Um dos grandes clássicos de Charles Chaplin. Foi gravado mudo em um época na qual Hollywood já havia popularizado o cinema falado. Do início ao fim, é uma crítica aos excessos do modelo de produção industrial capitalista. Faz diversas referências ao momento de crise econômica, abordando, principalmente, o desemprego.