A arrancada do Inter de Roger Machado nessa parte final de Brasileirão já é um indicativo suficiente para projetar a classificação direta para a Libertadores de 2025. No entanto, o trabalho pode ser facilitado a partir de uma iminente situação nesta semana que envolve o Atlético-MG.
A explicação é simples, ainda que cause certa confusão. Diante do River Plate, nessa terça-feira (29), o Atlético-MG busca administrar sua grande vantagem (vitória por 3 a 0 no jogo de ida) para confirmar vaga na final da Libertadores. Na outra semifinal, a lógica ainda é mais gritante, uma vez que o Botafogo fez 5 a 0 no Peñarol no primeiro confronto.
Muito bem, caso o Atlético-MG se classifique à final para enfrentar o Botafogo, o G-5 do Brasileirão estará encaminhado. Ou seja, o quinto colocado na tabela vai ter vaga direta na próxima edição da Libertadores. É bom lembrar que os mineiros já disputam a taça da Copa do Brasil contra o Flamengo.
Vamos aos cenários, portanto. Se o Atlético-MG for campeão das duas copas, usará a vaga do título da Libertadores para a edição de 2025, enquanto a da Copa do Brasil será direcionada para o Brasileirão. O regulamento é bastante claro nesse sentido: o vice jamais herda a classificação do campeão.
E se o Galo ganhar apenas um dos torneios? Bom, nesse caso, ou o Botafogo terá sido campeão da América ou o Flamengo faturado o título da Copa do Brasil. Como ambos já estão entre os quatro primeiros na tabela do campeonato, o G-5 também estará encaminhado. A não ser que os cariocas despenquem do pelotão de cima na reta final do campeonato.
O Atlético-MG ainda pode perder as duas copas. Seria ainda mais vantajoso para o Inter e os demais concorrentes. Afinal, essa hipótese preveria Botafogo e Flamengo como campeões.
Estando na parte de cima da tabela, o G-4 viraria inclusive G-6. Fenômeno este que premiaria até o sexto colocado do Brasileirão com vaga direta.