O que Suárez fez no Grêmio em 2023 foi memorável. Dificilmente outro jogador conseguirá repetir os números alcançados pelo uruguaio. Agora o fato é que a belíssima arrancada do camisa 9, com gol na estreia, por exemplo, foi igualada por Diego Costa.
Suárez marcou cinco gols nos seus três primeiros jogos pelo Grêmio: São Luiz, Caxias e Brasil de Pelotas. Não conseguiu balançar as redes na partida seguinte, contra o Esportivo. Pois Diego Costa vem de quatro atuações com a camisa tricolor, marcando em todas elas e alcançando os mesmos cinco gols.
Ninguém no século 21 atingiu gol em seus quatro jogos iniciais pelo Grêmio. Para buscar um feito deste tamanho, a pesquisa foi para 70 décadas passadas. Lá em 1954, o uruguaio Carlos Zunino foi o autor da façanha ao balançar as redes em uma incrível sequência de seis partidas.
Estamos ainda em março. O ano de 2024 é longo, com Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil, que sequer começaram para o Grêmio. Só depois disto saberemos como foi a passagem de Diego Costa. Porém, é inegável que o início é muito promissor.