Grêmio x Juventude em uma final de Gauchão não é novidade. Em 2024, as equipes vão decidir um título estadual pela quarta vez. O time da Capital venceu todas as três oportunidades anteriores.
As finais ocorreram em 1996, 2001 e 2007. Dezessete anos depois, as duas forças voltam a disputar um título entre elas. O Tricolor vai em busca da 42ª conquista, a 7ª seguida. A Papada tenta o 2º título estadual na sua história.
Relembre as finais entre Grêmio e Juventude:
1996
O time de Felipão venceu o de Geninho com muita facilidade. Na ida, no Jaconi, Goiano e Jardel, duas vezes, fizeram 3 a 0 para o time da Capital. Na volta, no Olímpico, 4 a 0, com três de Jardel e um de Ailton.
As escalações no segundo jogo:
Grêmio: Danrlei; Arce, Luciano, Adílson e Roger (Zé Alcino); Dinho, Goiano, Ailton e Carlos Miguel (João Antônio); Paulo Nunes (Rodrigo Mendes) e Jardel. Técnico: Felipão.
Juventude: Márcio; Sérgio Winck (Paulo Marcelo), Carlinhos, Nei e Paulo Sérgio (Adaílton); Fábio Renato, Daniel Frasson, Lauro e Itaqui; Fernando (Rodrigo) e Trellez. Técnico: Geninho.
2001
Mais uma vez, o Grêmio foi campeão com duas vitórias sobre o Juventude. No primeiro jogo, no Jaconi, o time de Tite venceu o de Hélio dos Anjos por 3 a 2: Zinho e Marcelinho Paraíba, duas vezes, marcaram para a equipe de Porto Alegre. Enquanto Márcio Pereira e Leonardo Manzi descontaram. Na segunda partida, no Olímpico, Anderson Polga, Marcelinho Paraíba e Eduardo Costa marcaram para o Tricolor, e Dauri fez para a Papada: 3 a 1.
As escalações no segundo jogo:
Grêmio: Danrlei; Mauro Galvão, Marinho e Anderson Polga; Eduardo Costa, Tinga (Itaqui), Ânderson Lima, Rubens Cardoso e Zinho; Luis Mário (Renato Martins) e Marcelinho Paraíba (Roger). Técnico: Tite.
Juventude: Diego; Ivo (Michel), Fernandão, Márcio Pereira (Kiko) e João Marcelo; Ivair, Sidney, Fernando e Dauri; Luciano Fonseca (Pontes) e Leonardo Manzi. Técnico: Hélio dos Anjos.
2007
Na última final entre os dois times, um empate na ida e uma vitória gremista na volta. No primeiro jogo, no Jaconi, 3 a 3: Wescley, Cristiano e Da Silva marcaram para o time da casa. Enquanto Carlos Eduardo, duas vezes, e Tuta fizeram para o Tricolor. No Olímpico, 4 a 1: Tcheco duas vezes, Diego Souza e Lúcio, contra um gol de Gabriel.
As escalações no segundo jogo:
Grêmio: Saja; Gavilán (Nunes), William, Teco e Lúcio (Bruno Teles); Edmilson, Sandro Goiano, Diego Souza e Tcheco; Tuta e Carlos Eduardo (Ramón). Técnico: Mano Menezes.
Juventude: André; Ricardo (Veiga), Éderson, Fabrício e Márcio Azevedo; Lauro, Radamés, William (Júlio César) e Paulo Ramos (Gabriel); Da Silva e Cristiano. Técnico: Ivo Wortmann.