A reta final de temporada de Maurício merece elogios. O Inter encerrou a temporada com quatro vitórias seguidas, sendo que, nos últimos três jogos, o meia de 22 anos marcou gol e deu assistências, fechando assim um desempenho individual coroado com o agora famoso duplo-duplo.
A expressão, que se popularizou entre torcedores e sites de dados de jogadores de futebol em 2023, é oriunda do basquete. Ocorre quando um jogador chega a dois dígitos (10 ou mais) em duas estatísticas. No futebol brasileiro, isso não é corriqueiro, ainda mais falando de gols e assistências, que são dados decisivos em uma partida.
Maurício ingressou em uma seleta lista ao lado de sete atletas que alcançaram o duplo-duplo. O levantamento considera apenas jogadores de clubes da Série A do Brasileirão. Estão neste grupo: Alan Patrick, também do Inter, Luis Suárez e Cristaldo, do Grêmio, Hulk, do Atlético-MG, De Arrascaeta, do Flamengo, Raphael Veiga, do Palmeiras, e John Arias, do Fluminense.
Os gols de Enner Valencia e Pedro Henrique, na vitória colorada sobre o Botafogo, nasceram de passes de Maurício. Faltava isso para ele superar uma dezena de assistências pelo Inter no ano. Ele ainda balançou as redes 11 vezes.
Em 2023, o Inter teve a felicidade de contar com dois jogadores com o duplo-duplo, demonstrando o equilíbrio técnico, em alto nível, para marcar gols e dar passes para companheiros fazê-los. No ano passado, nenhum atleta colorado conseguiu esta marca.
Jogadores da Série A com duplo-duplo em 2023:
- Hulk - 30 gols e 14 assistências
- Luis Suárez - 29 gols e 17 assistências
- Raphael Veiga - 18 gols e 16 assistências
- Alan Patrick - 16 gols e 10 assistências
- Maurício - 11 gols e 11 assistências
- De Arrascaeta - 11 gols e 13 assistências
- John Arias - 11 gols e 19 assistências
- Cristaldo - 11 gols e 12 assistências