A sinalização é de que o Inter terá um goleiro uruguaio em seu grupo nos próximos anos. Sergio Rochet, destaque no Nacional-URU, está sendo contratado pelo clube colorado com a intenção de dar a Mano Menezes um jogador mais experiente para a posição.
Rochet, que tem 30 anos, não será o primeiro goleiro estrangeiro na história do Inter. No total, sete atletas de fora do Brasil já defenderam a meta colorada. O último visto no Beira-Rio faz mais de 10 anos: o argentino Roberto "Pato" Abbondanzieri, multicampeão pelo Boca Juniors.
Na ocasião, Lauro era o goleiro titular. Ele foi destaque na conquista da Copa Sul-Americana em 2008, porém, no ano seguinte, teve um rendimento abaixo do esperado, principalmente na corrida pelo título brasileiro, faturado pelo Flamengo no fim. O Inter, na temporada de 2010, ainda contava com Muriel e Agenor para posição de goleiro.
Pedido pelo então técnico Jorge Fossati, Abbondanzieri, com seus 38 anos, assumiu a titularidade para a disputa da Libertadores. Chegou até as semifinais da competição, mas perdeu lugar para Renan, repatriado pelo clube em um momento no qual Celso Roth já era o novo treinador.
Na história do Inter, há outros exemplos de goleiros estrangeiros. Agora, ninguém supera o paraguaio Benítez em termos de protagonismo. Ele foi o camisa 1 da equipe que ficou marcada nos mais de 50 anos de Brasileirão, com o título invicto de 1979.
Também passaram pelo Beira-Rio o paraguaio Roberto "Gato" Fernández, campeão da Copa do Brasil em 1992, e o argentino Sergio Goycochea, muito badalado por ser um exímio defensor de pênaltis e ter sido vice-campeão mundial em 1990.
Em décadas mais distantes, são lembrados ainda os goleiros uruguaios La Paz, campeão gaúcho em 1955, Rizzo, com uma curtíssima passagem nos anos 1930, e Paixão. Este último gera curiosidade porque jogou no Inter entre 1914 e 1916. Nascido em Salto, no Uruguai, ele é pai do folclorista gaúcho Paixão Cortes, que serviu de modelo para a construção da estátua do Laçador, em Porto Alegre.
Lista de goleiros estrangeiros que jogaram pelo Inter:
- Julio Paixão - Uruguai (1914/16)
- Rizzo - Uruguai (1937)
- Jorge La Paz - Uruguai (1954/59)
- Sergio Goycochea - Argentina (1995/96)
- Pato Abbondanzieri - Argentina (2010)
- Gato Fernandez - Paraguai (1991/93)
- José Benítez - Paraguai (1977/84)