Não há como contestar a pura manifestação de talento protagonizada pelo goleiro John no lance com Lucas Piton, do Vasco, nesse domingo (11), no Beira-Rio. Ele evitou o gol de empate dos vascaínos e, portanto, garantiu a vitória do Inter no Brasileirão. Certamente uma das defesas mais bonitas da história do novo Beira-Rio, ou não?
A coluna buscou na memória algumas defesas plasticamente incríveis conseguidas por goleiros do Inter em seus quase 300 jogos no novo Beira-Rio. A obra de John entra no top 10 com facilidade, mas claro que trata-se de uma lista subjetiva.
Defesa de rebote, na finalização rasteira, no chute pelo alto ou de puro reflexo. A lista de defesas marcantes do Inter no Beira-Rio contempla todas estas características. Vale dizer que não entram aqui aquelas feitas pelos goleiros adversários.
Passaram pelo Inter no período: Dida, Muriel, Alisson, Danilo Fernandes, Marcelo Lomba, Jaccson, Daniel, Keiller e John. E você, torcedor colorado, lembra de outras defesas que injustamente não aparecem nesse top 10?
Top 10 das defesas mais impressionantes do novo Beira-Rio, segundo a coluna
- Alisson - Inter 2x1 Fluminense - Brasileirão 2014
Recém-promovido por Abel Braga, Alisson ganhou destaque na reta final do Brasileirão. Contra o Fluminense, o centroavante Fred ganhou de três defensores e, de dentro da área, finalizou de cabeça para grande defesa do goleiro colorado. Ele chegou a cumprimentar Alisson após o lance.
- Muriel - Inter 1x0 Avaí - Brasileirão 2015
No rodízio de Diego Aguirre, Muriel atuou em alguns jogos com o time reserva do Inter. Ele conseguiu um "milagre" no chute de Anderson Lopes, do Avaí, livre dentro da área, esticando-se para defender no chão, próximo à trave.
- Alisson - Inter 0x0 Chapecoense - Brasileirão 2015
Talvez a mais impressionante da lista. Tiago Luis, da Chapecoense, entrou cara a cara e finalizou forte para uma grande defesa de Alisson, evitando o gol.
- Danilo Fernandes - Inter 1x0 Coritiba - Brasileirão 2016
Um jogo dramático que terminou com grandes esperanças para os colorados antes do rebaixamento. Iago Dias recebeu cruzamento e, de dentro da área, testou forte para defesa sensacional de Danilo Fernandes.
- Marcelo Lomba - Inter 2x0 Alianza Lima - Libertadores 2019
Já vencendo a partida contra os peruanos, o Inter sofreu certa pressão no segundo tempo e Marcelo Lomba foi muito rápido para defender um chute de Ugarriza da pequena área.
- Marcelo Lomba - Inter 2x1 Athletico-PR - Brasileirão 2020
Na pandemia de coronavírus, o Inter segurou a vitória contra o Athletico-PR graças a Marcelo Lomba. Cruzamento para a área e finalização de Renato Kayzer. A bola chegou a passar por Lomba, mas o goleiro se esticou para tirá-la do gol.
- Daniel - Inter 1x0 Juventude - Gauchão 2021
Uma das grades expectativas da torcida colorada em 2021 era Daniel assumir a titularidade. Na primeira partida daquela temporada, ele foi espetacular ao espalmar, à queima-roupa, a bola na cabeçada e também no rebote de Matheuzinho.
- Daniel - Inter 3x0 Atlético-MG - Brasileirão 2022
A vitória do Inter pareceu fácil pelo placar final, mas Daniel foi o melhor em campo. Na principal defesa dele, Ademir apareceu livre na área após cruzamento para finalizar. O goleiro colorado abriu os braços, como no handebol, e evitou o gol do Galo.
- Keiller - Inter 1x0 América-MG - Brasileirão 2022
Johnny recuou errado e Carlos Alberto saiu cara a cara com Keiller. O atacante chegou a driblar Keiller, mas o goleiro colorado foi ágil para voltar e recuperar a bola dos pés do adversário.
- John - Inter 2x1 Vasco - Brasileirão 2023
Gabriel Pec finalizou na trave. No rebote, Lucas Piton apareceu livre para marcar. Além de girar todo o corpo para tentar defender, John foi rápido a tempo de correr e saltar para "abafar" o chute.