Tudo bem que a derrota para o Flamengo não reflete toda a produção conseguida pelo Grêmio no Maracanã. O time finalizou 25 vezes, mas não fez gol. Porém, o placar de 3 a 0 aumentou o número de vezes que a zaga gremista foi vazada nesse Brasileirão, um ponto de alerta para Renato Portaluppi e sua equipe.
Dos 10 primeiros colorados na tabela do Campeonato Brasileiro, o Grêmio é dono da pior defesa. São 15 gols sofridos até aqui, o que é um dado pior do que os de Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Fluminense, Athletico-PR, São Paulo, Cruzeiro e Inter.
Além da derrota por 3 a 0 para o Flamengo, a defesa do Grêmio sofreu em outras duas partidas no campeonato: empate em 3 a 3 contra o Bragantino, na Arena, e revés para o Palmeiras por 4 a 1, em São Paulo. A pior zaga do Brasileirão pertence ao América-MG: 22 gols sofridos em 10 rodadas.
Realmente, o sistema de três zagueiros fez parte de uma sequência muito positiva do Grêmio na temporada, com quatro vitórias seguidas, por exemplo. Inclusive Gabriel Grando foi importante com defesas difíceis nesse período. Agora chama a atenção essa estatística, a ser observada por Renato.
Jogos do Grêmio no Brasileirão:
- 1x0 Santos
- 0x1 Cruzeiro
- 2x1 Cuiabá
- 3x3 Bragantino
- 1x4 Palmeiras
- 0x0 Fortaleza
- 3x1 Inter
- 2x1 Athletico-PR
- 2x1 São Paulo
- 0x3 Flamengo