O Brasil já estava classificado antes da última rodada e, por isso, utilizou reservas no jogo contra Camarões. A derrota veio e, junto dela, um pacote de marcas quebradas a partir do resultado. A Seleção Brasileira ingressa nas oitavas de final da Copa do Mundo de forma vacinada.
A equipe de Tite era a única que ainda não tinha sofrido gols na Copa do Mundo do Catar. Estatística deletada com o gol do camaronês Aboubakar. A derrota também evitou que o Brasil fosse a única seleção a se classificar com 100% de aproveitamento.
Camarões também entrou para a história como a primeira seleção da África a vencer o Brasil em Copas do Mundo. Além do próprio time camaronês ter enfrentado o brasileiro em 1994 e 2014 (duas vitórias), as outras seleções africanas no caminho da Seleção Brasileira foram Zaire (1974), Gana (2006) e Costa do Marfim (2010). Venceu todas.
O Brasil vinha de nove vitórias seguidas na temporada e não perdia um jogo sequer desde a final da Copa América de 2021, quando levou a pior diante da Argentina, no Maracanã. Eram 17 jogos de invencibilidade, uma das maiores da Seleção Brasileira no século 21.
Por fim, a Seleção Brasileira conheceu apenas sua segunda derrota em uma fase de grupos da Copa do Mundo. A primeira, e única até então, havia sido para a Noruega, no Mundial de 1998, por 2 a 1. Eram incríveis 17 jogos seguidos de etapa classificatória sem se assustar com "zebras", a maior de uma seleção na história das Copas.