Como a troca de pontos entre os clubes que estão brigando para não cair está muito competitiva, poderão ser as vitórias e os empates "improváveis" que serão definitivos para evitar a queda de uma equipe à Série B. O Grêmio é um time atrasado nesse panorama em relação a outros concorrentes.
O Grêmio soma apenas quatro vitórias em 17 jogos pelo Brasileirão: Fluminense, Chapecoense, Cuiabá e Bahia. Destes adversários, apenas o time mato-grossense está na "primeira página" da tabela de classificação. Isto porque vem de vitória sobre o Santos no último sábado (4) e conseguiu subir para o décimo lugar, mas a rodada ainda não terminou.
De resto, o Tricolor coleciona derrotas e um único empate, este contra o Fortaleza na Arena, no recorte feito para este levantamento. A equipe perdeu para Palmeiras, Bragantino, Corinthians, Atlético-GO e Athletico-PR. Estas três últimas atuando em casa. O agravante é que só marcou um mísero gol: Borja, de pênalti, contra o Cuiabá.
Os jogos que restam para o Grêmio são contra Atlético-MG e Flamengo, simplesmente dois dos times mais fortes do Brasileirão. Na Copa do Brasil, derrota de goleada para os cariocas por 4 a 0. Já os mineiros lideram com folga o campeonato.
Concorrentes diretos do Grêmio contra o rebaixamento conseguiram os tais resultados "improváveis". O próprio Cuiabá conseguiu vencer o Palmeiras em pleno Allianz Parque. O Juventude tem vitórias sobre Flamengo e Bragantino. O Bahia bateu o Fortaleza, sensação do campeonato.
São esses tipos de resultado que podem salvar o Grêmio do Z-4. O primeiro passo é fazer o dever de casa diante do Ceará, nono colocado do Campeonato Brasileiro, que vem a Porto Alegre nesse domingo (12), na Arena.
Campanha do Grêmio contra os times do "G-10"
- Atlético-MG - não jogou
- Palmeiras - derrota por 2 a 0 no Allianz Parque
- Fortaleza - empate em 0 a 0 na Arena
- Bragantino - derrota por 1 a 0 no Nabi Abi Chedid
- Flamengo - não jogou
- Corinthians - derrota por 1 a 0 na Arena
- Atlético-GO - derrota por 1 a 0 na Arena
- Athletico-PR - derrota por 1 a 0 na Arena
- Ceará - não jogou
- Cuiabá - vitória por 1 a 0 na Arena Pantanal
Total: 7 jogos e 19% de aproveitamento