A combinação cristalina para o Inter ser campeão brasileiro no fim da noite da próxima quinta-feira (25) é vencer o Corinthians, no Beira-Rio, e torcer por tropeço do Flamengo diante do São Paulo, no Morumbi. Pois o adversário colorado, que não tem mais chances de vaga na Libertadores, ainda tem um objetivo a conseguir neste Brasileirão.
São as, cada vez mais, curiosidades dos regulamentos de competições da CBF. Com o novo formato proposto para a Copa do Brasil em 2021, tendo uma fase a menos, aquele benefício para alguns clubes ingressarem diretamente às oitavas de final mudou, mas segue existindo e remete a uma situação interessante.
Conforme novo regulamento da Copa do Brasil, agora 12 clubes vão obter classificação para a terceira fase do torneio — uma antes das oitavas de final. São eles os representantes brasileiros na Libertadores, e os campeões da Série B (Chapecoense), da Copa do Nordeste (Ceará) e da Copa Verde (Brasiliense ou Remo).
Aí que está o detalhe. Como haverá oito times do Brasil, que já estão definidos, na Libertadores (Palmeiras, Flamengo, Inter, Atlético-MG, Grêmio, São Paulo, Fluminense e Santos), a soma, com os três campeões citados anteriormente, dá 11. Falta uma vaga para o acesso direto à terceira fase da Copa do Brasil.
Para essa situação, a CBF prevê que a vaga vai para o nono colocado do Brasileirão. No momento, o Athletico-PR ocupa esta posição, com 50 pontos — a mesma pontuação do Corinthians.
Esta classificação é benéfica porque alivia o calendário do clube, pois o primeiro mata-mata da Copa do Brasil está previsto já para o dia 10 de março (daqui a duas semanas aproximadamente), enquanto a terceira fase ocorrerá somente no mês de junho.
Ou seja, o Corinthians, além de ganhar uma premiação maior por ser nono colocado (R$ 19,8 milhões), vai pular duas fases na Copa do Brasil, podendo focar com tranquilidade na transição da temporada 2020 para a de 2021, disputando apenas o Paulistão e em preparação para a fase de grupos da Copa Sul-Americana, em abril.
Clubes que entram diretamente na 3ª fase da Copa do Brasil
- Palmeiras - Libertadores
- Flamengo - Libertadores
- Inter - Libertadores
- Atlético-MG - Libertadores
- Grêmio - Libertadores
- São Paulo- Libertadores
- Fluminense - Libertadores
- Santos - Libertadores
- Chapecoense - campeão da Série B
- Ceará - campeão da Copa do Nordeste
- Brasiliense ou Remo - campeão da Copa Verde
- 1 vaga - 9º colocado do Brasileirão