A convocação de Thiago Galhardo é carregada de peculiaridades. Ora, trata-se de um jogador de mais de 30 anos que jamais teve um destaque na carreira a ponto de ser chamado para a Seleção Brasileira. Mas o ano de 2020 é diferente para ele, que ostenta a condição de goleador do Inter na temporada e também a de maior garçom da equipe. Além disso, há mais um ponto a ser ressaltado a partir deste fato.
Tite está há mais de quatro anos com um trabalho consolidado na Seleção Brasileira. Foram 51 jogos até agora, entre amistosos e partidas oficiais, com título de Copa América e disputa de Copa do Mundo inclusive. De tantas convocações e jogadores utilizados, é a primeira vez que um jogador do Inter é chamado efetivamente para compor um grupo principal de selecionáveis brasileiros.
O uso da palavra efetivamente não foi por acaso. Houve sim uma convocação de Tite no início de seu trabalho na Seleção Brasileira que teve presença de um jogador do Inter. Após o trágico acidente aéreo da Chapecoense em novembro de 2016, foi marcado um amistoso entre Brasil e Colômbia para janeiro de 2017, como uma forma de homenagem às vítimas e à cordialidade entre brasileiros e colombianos.
Naquela oportunidade, Tite fez uma convocação somente com jogadores que atuavam no Brasil. O Inter, mesmo rebaixado para a Série B, teve um jogador que se destacou: o goleiro Danilo Fernandes. Ele ficou no banco de reservas na partida que terminou com vitória brasileira por 1 a 0, com gol de Dudu. A escalação teve Weverton; Fagner, Geromel, Rodrigo Caio e Fábio Santos; Walace, Willian Arão e Lucas Lima; Dudu, Diego Souza e Robinho.
O último jogador colorado a atuar na Seleção Brasileira foi Alisson, em março de 2016. Ainda sob comando de Dunga, o time enfrentou Uruguai e Paraguai pelas Eliminatórias. Outros nomes, como Iago, William, Rodrigo Dourado e Bruno Fuchs, como atletas do Inter, foram convocados apenas para seleções olímpica e de base.
Últimos jogadores do Inter convocados para a Seleção Brasileira
- Thiago Galhardo - 2020
- Danilo Fernandes - 2017
- Alisson - 2016
- Geferson - 2015
- Leandro Damião - 2013
- Oscar - 2012