A quatro dias da data que marca os dois meses do acidente aéreo com o time da Chapecoense, o futebol brasileiro viveu um momento especial ontem à noite. Brasil e Colômbia se enfrentaram no Jogo da Amizade, em lembrança às 71 vítimas fatais da queda do voo da LaMia, em uma noite marcada por emoções. Houve homenagens, carinho, solidariedade – e até mesmo futebol. A Seleção venceu o confronto por 1 a 0, gol de Dudu, o que valeu para manter a impressionante sequência de Tite, com 100% de aproveitamento após sete jogos, e também a liderança do próximo ranking da Fifa, a ser divulgado em fevereiro, algo que o Brasil não conseguia desde maio de 2010.
Amtes do amistoso, o Engenhão – com apenas 18.695 pessoas, a marca negativa da noite – foi palco de homenagens aos quatro brasileiros que sobreviveram ao acidente em Rionegro. Os jogadores Follmann, Neto e Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel foram saudados pela torcida e receberam placas especiais do jogo. Juan Carlos de la Cuesta, presidente do Atlético Nacional-COL, esteve presente na solenidade.
Leia mais:
Após vitória da Seleção, Tite elogia condição física de Walace
Narração de Henzel, canto de Follmann e Dona Ilaídes: momentos emocionantes de Brasil x Colômbia
FOTOS: sobreviventes da Chapecoense visitam jogadores da Seleção Brasileira
Depois, até mesmo o jogo ficou em segundo plano: na TV Globo, Galvão Bueno dividiu os microfones com Henzel, que narrou diversos lances, inclusive o gol de Dudu, no início do segundo tempo. Houve também a participação de Alan Ruschel como comentarista e uma entrevista com Follmann, que chegou a cantar na cabine de transmissão – e deu um abraço apertado no veterano narrador. Da sua casa, no Paraná, Dona Ilaídes, mãe do goleiro Danilo, também participou da transmissão.
No campo, apesar do pouco entrosamento dos dois times, que tiveram apenas jogadores que atuam na América do Sul, o jogo foi interessante. Os colombianos tiveram boas chances com Borja e Uribe, que acertou a trave, no primeiro tempo. Dudu fez o gol brasileiro logo a 1min da etapa final, ao aproveitar o rebote de uma dividida de Diego Souza com o goleiro González. Titular da zaga, Geromel teve grande atuação e certamente se colocou no radar de Tite, enquanto Walace foi mais discreto. Luan, que entrou no segundo tempo, não teve muitas chances de mostrar serviço.
BRASIL 1x0 COLÔMBIA
BRASIL
Weverton; Fágner, Geromel, Rodrigo Caio e Fábio Santos; (Jorge, int) Walace, Willian Arão (Rodriguinho, int), Lucas Lima (Gustavo Scarpa, 23'/2ºT), Dudu (Camilo, 33'/2ºT) e Robinho; (Diego, int) Diego Souza (Luan, 17'/2ºT).
Técnico: Tite
COLÔMBIA
González; Bocanegra, Tesillo, Felipe Aguilar e Díaz; (Balanta, 16'/2ºT) Abel Aguilar (Cuellar, 23'/2ºT), Uribe e Torres; (Montoya, int) Copete (Hernández, 16'/2ºT), Gutierrez (Berrío, int) e Borja (Rangel, 23'/2ºT).
Técnico: José Pekerman
GOL: Dudu (B), a 1'/2ºT
CARTÕES AMARELOS: Geromel, Rodrigo Caio e Lucas Lima (B), A. Aguilar (C)
ARBITRAGEM: Jorge Balino, auxiliado por Lucas Germanotta e Gabriel Chade (trio argentino)
PÚBLICO: 18.695 / RENDA: R$ 1.219.675,00
LOCAL: Estádio Nilton Santos, no Rio
*ZHESPORTES