Em setembro do ano passado, o Grêmio era eliminado da Copa do Brasil nos pênaltis para o Athletico-PR. Na oportunidade, no tempo normal, Kannemann acabou expulso por uma entrada forte no jogador Léo Cittadini. Prestes a estrear na edição de 2020 da competição, surge a dúvida: o zagueiro argentino está suspenso?
A questão é pertinente e recorrente, porque os regulamentos das confederações são distintos. Ou seja, as regras são diferentes e, por isso, o Grêmio precisa ficar atento a estes detalhes. Ora, Kannemann levou o cartão vermelho no último jogo do Tricolor na Copa do Brasil. Não parece óbvio que ele deveria cumprir no seu primeiro jogo na próxima edição do torneio?
A resposta é não. Conforme o Regulamento Geral de Competições da CBF, há dois artigos (números 47 e 48) bem específicos sobre as suspensões automáticas, por cartões amarelos e vermelhos, e até julgamento e punições no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Nele, o parágrafo 3º é peremptório:
— Os impedimentos automáticos referidos no caput deste artigo e no art. 47 deste RGC consideram-se extintos se findada a competição ou a participação do Clube em uma competição de caráter eliminatório —, afirma o texto.
Por isso, Kannemann está liberado para atuar na estreia do Grêmio contra o Juventude, na Arena, nesta quinta-feira (29). Havia uma hipótese de o zagueiro argentino ficar suspenso por conta de sua expulsão contra o Athletico-PR, mas curiosamente não envolvia Copa do Brasil.
Caso Kannemann fosse julgado no STJD no ano passado pelo cartão vermelho recebido, e fosse punido com mais jogos pelo Tribunal (o que não aconteceu), ele teria que cumprir sua pena nas partidas do Grêmio no Brasileirão de 2019. É o que diz o Artigo 66 do mesmo regulamento:
— Se ao final de uma competição restar pendente penalidade de suspensão por partida, aplicada ao atleta pelo STJD, seu cumprimento dar-se-á, obrigatoriamente, na primeira partida de competição subsequente coordenada pela CBF, dentre aquelas que estejam em andamento, desde o que atleta esteja inscrito para a mesma — refere-se o texto.