Tida como amaldiçoada por muitos adversários do Santos, a Vila Belmiro é historicamente reconhecida como um local complicado para conquistar uma vitória. O próprio Grêmio sofreu com isso por décadas, mas até que o histórico recente é bem positivo para os tricolores. Os clubes se enfrentam novamente no estádio neste domingo (11), pelo Brasileirão.
Desde o primeiro jogo registrado entre Grêmio e Santos, lá em 1935, o Tricolor soma míseras cinco vitórias como visitante diante do Peixe. A primeira delas sequer foi na Vila Belmiro. Pelo Brasileirão de 1972, o argentino Oberti marcou o gol do 1 a 0 para os gaúchos no Pacaembu, em São Paulo.
Quase 20 anos depois veio a segunda vitória, desta vez na Vila Belmiro. Por um torneio seletivo para a Libertadores, o Grêmio enfrentou o Santos fora de casa e venceu por 1 a 0, com gol marcado por Itaqui. A equipe era treinada por Claudio Duarte e atuou com: Danrlei; Alex Xavier, Rodrigo Costa, Scheidt e Roger; Polga, Gavião, Goiano e Cleison; Itaqui e Agnaldo.
Mais de uma década passou para o Grêmio voltar a vencer na Vila Belmiro, mas, desta vez, deu início a uma série de bons resultados do clube no estádio. Em 2011, Damián Escudero foi o autor do gol do triunfo tricolor. O time de Celso Roth foi a campo com Victor; Mario Fernandez, Gilberto Silva, Rafael Marques e Julio César; Fernando, Rochemback, Marquinhos e Douglas; Escudero e André Lima.
Já em 2015, o Grêmio de Roger Machado, que vinha de uma sequência muito positiva no Brasileirão, teve atuação primorosa na Vila Belmiro e bateu o Santos por 3 a 1, com gols de Pedro Rocha, Yuri Mamute e Galhardo. A escalação inicial teve Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Edinho, Giuliano e Douglas; Luan e Pedro Rocha.
Por fim, no ano passado, o Grêmio construiu sua maior vitória como visitante diante do Santos. No duelo Renato x Sampaoli, o Tricolor aplicou 3 a 0 na Vila Belmiro. Pepê, Luan e Everton anotaram os gols. O time começou com Paulo Victor; Galhardo, David Braz, Kannemann e Bruno Cortez; Matheus Henrique e Michel; Alisson, Luan e Éverton; Diego Tardelli.
Grêmio x Santos em São Paulo
- 43 jogos
- 5 vitórias do Grêmio (34 gols)
- 24 vitórias do Santos (71 gols)
- 14 empates